Centro Cultural Melchíades Cardoso

A Casa da Cultura Melchíades Cardoso foi criada em 19 de abril de 1990 e instalada na antiga sede do TG 217, na Praça Ary Parreiras, onde funcionou até 1996. A partir dessa época, foi transformada em Centro Cultural Melchíades Cardoso, cujo imóvel, foi construído com recursos do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Miracema, inaugurado em 1997.


O Centro Cultural é uma Instituição voltada para a pesquisa, para a promoção cultural e para a preservação da memória local. Ao longo de sua existência, tornou-se importante ponto de referência para alunos pesquisadores e comunidade em geral devido a natureza diversificada de seu acervo documental que possui registros a partir do final do Século XIX, constituindo-se em importante fonte de pesquisa sobre administração municipal, ações cíveis e criminais, escravidão negra, além de diversos conjuntos documentais privados.

Em 2001, o Centro Cultural Melchíades Cardoso recebeu o Prêmio Estácio de Sá, categoria Preservação do Patrimônio Cultural, no valor de 50 mil reais, com os quais foi adquirido o terreno ao lado para a sua ampliação. Esta obra, que foi também custeada pelo Ministério da Cultura e Prefeitura local, possui áreas específicas para exposição permanente e temporárias, reserva técnica, depósitos para o arquivo, auditório e espaço multiuso.

A instituição possui vasto acervo bibliográfico, disposto em duas bibliotecas: A Biblioteca Dr. Ururahy de Matos Macedo que além de ser uma reconstituição do ambiente de trabalho de seu proprietário possui, aproximadamente, 1.600 volumes distribuídos entre direito antigo, história, religião, literatura e obras de referência. E A Biblioteca Escritora Maria Alice Barroso, especializada em história regional, escritores locais, artes folclore, cultura popular, arqueologia, história fluminense, música, biografia, obras de referência, hemeroteca, partituras musicais e discoteca.

Praça Ary Parreira, 156 - Centro, Miracema - RJ, 28460-000

02238520952

Horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h.

Galeria de fotos